segunda-feira, 9 de novembro de 2015

O Hip Hop também pode ser isso


O que é o Hip Hop? Existem regras e mandamentos? Existe um caminho fixo a se seguir? Bom, dentro de um consenso, o Hip Hop é um movimento com 4 elementos ou expressões artísticas. Rap, DJ, Grafiti e Break. Alguns adicionam o conhecimento como quinto elemento e assim as pessoas vão desenvolver determinadas habilidades, discursos e cadências.
Entendendo o conhecimento como fundamental para se desenvolver o Movimento Hip Hop, tem – se que se ter conhecimento de que? Cada elemento precisa de um domínio específico de determinada área da inteligência.
O rap precisa basicamente da sua habilidade de comunicação. Quantas palavras você comporta e como você as usa. O DJ precisa do uso das mãos e a seus ouvidos para saber a música que vai colocar de forma sequenciada. O grafiteiro precisa ter noção de espaço e de formas geométricas, simétricas, assimétricas ou qualquer forma para fazer o seu desenho. O break precisa do corpo e a sincronia de braços e pernas para fazer o movimento específico.
Todos os elementos precisam de uma cadência. De um ritmo em que se vai encaixar suas habilidades. A cadência do Hip Hop é o 4 x 4, então o Hip Hop sem o 4 x 4 não é Hip Hop. O mc precisa, o Dj precisa, o Break precisa e o grafite precisa, no caso, de forma implícita, pois o desenho não precisa de música, só que o grafite obedece uma linha construtiva bem própria.
Quais seriam os mandamentos básicos do Hip Hop? Então, no meu caso, aprendi a ser preto, por conta do Hip Hop. Via artistas pretos falando sobre racismo, preconceito, líderes e revoltas. Tive uma lógica de pertencimento e consequente orgulho.
Como sou mc, tentei passar isso para minhas letras e não só isso, entendi que seria uma plataforma de identidade com relação a luta contra as opressões. Uma ótima plataforma, aliás. Agora, é uma regra geral ou mandamento? Não, não precisa ser.
Agora entender o Hip Hop como plataforma que está linkada com o Mundo que vemos e o Mundo que queremos é fundamental. Entender o Hip Hop como um movimento artístico e que todo movimento artístico tem fundamentação para se modificar pensamentos e comportamentos é fundamental.
Entender-se como agente político e que sua atuação vai fazer as coisas caminharem para tal situação também é fundamental. Logo se você é praticante do Hip Hop, você tem uma responsabilidade com relação a realidade e seus alcances.
A grande sacada do conhecimento está em entender que a pulsão artística não é limitada a um grupo de pessoas, todos podem ter essa habilidade e desenvolve-la. O Hip Hop é um movimento artístico agregador em sua essência. Sendo agregador, as relações e as pulsões não podem necessariamente seguir aquilo que é excludente.
Enfim, o Hip Hop é todos, para todos. Só que tem se desenvolver, e como tem...



Nenhum comentário:

Postar um comentário