domingo, 27 de fevereiro de 2011

Sarau Ler Arte e Afins


Bem, a necessidade de expor o que penso sobre a situação do grupo P.R.O.C.E.S.S.O de poesia a situação do programa Sarau Ler Arte que era exibido na Jovem TV vem em função da carta aberta desabafo exposta pelo Rodrigo Poeta no blog Poesiarte e depois de uma reunião, ficamos de tentar elucidar a questão para quem estiver disposto a ler.

Antes de mais nada, o P.R.O.C.E.S.S.O realmente agradece o espaço disponível na Jovem TV e dentro da nossa caminhada de tentar divulgar a poesia e os poetas sem essa de pensar que a literatura está restrita a uma chamada elite intelectualóide e o espaço da TV foi significativo para isso.

Com relação a carta do Rodrigo, o que foi exposto foi uma insatisfação em querer fazer um movimento cultural na cidade e devido a incompetencia de pessoas que foram em determinados momentos, parceiras, as coisas não foram encaminhadas como se deveria.

Também foi exposto interesses escusos, mas interesses escusos de pessoas que criam Academias e usam determinados artistas com sua idoneadade para tentar legitimar suas ações que acabam por ser de promoção de um ou dois membros.

O que me espanta são alguns blogues que hoje são usados como fonte de “informação” e sua pseudo-legitimidade em postar as coisas a sua revelia e influenciar muitas pessoas, inclusive pessoas que trabalham com comunicação mais diretamente.

E essa influência acaba sendo nociva a partir do momento que a partir de postagens independentes, esses blogues usam a informação para defender suas teses conspiratórias sempre sobre a égide M/A.

E ainda se usando de trechos para divulgar tal fato, sabendo que divulgar textos sem uma contextualização devida, abre precedente para manipulação da interpretação do texto exposto.

Não houve humilhação nem movimento dos coronéis locais, o que houve foi uma falha coletiva de acordo com relação a como o trabalho poderia estar sendo realizado e isso causou um vácuo comunicacional gerador de insatisfação. A falha, repito, é coletiva, isso quer dizer que todos falharam, do diretor do programa Sarau Ler Arte aos integrantes do mesmo.

Acredito que o programa não continue, mas de qualquer maneira o que devemos leva em consideração é até onde determinadas pessoas que hoje estão se julgando a vanguarda da indignação e da justiça virtual podem ser levados a sério e até onde eles podem usar determindas informações sem consultar a fonte, para se saber realmente o que está acontecendo.

Ou seja, quem é para ser levado a sério mesmo, está a revelia e sempre foi a proposta do P.R.O.C.E.S.S.O, dar a voz a estas pessoas, pelo menos no âmbito literário.

E é isso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário