sexta-feira, 13 de abril de 2012

Região dos Lagos em Pessoa

Uma das pessoas que certamente ficará na história da Região dos Lagos é o professor e Blogueiro Antonio Nogueira da Guia, mais conhecido como Professor Totonho.

Formado em História pela Universidade Federal Fluminense, , Totonho foi formador de opinião de inúmeras professores dentro de seus 40 anos de magistério.

Hábil debatedor do processo político e social da Região dos Lagos e do Estado do Rio de Janeiro,  
Totonho deu início a era da bloguesfera na Região dos Lagos criando o Jornal do Totonho.

Hoje, seu blog continua na liderança como o site mais visitado e credibilitado da Região dos Lagos.

Sua postura firme e críticas bem humoradas fazem com que seu jornal online seja mais lido até mesmo do que a mídia impressa.

Tudo isso sem perder a elegância e cordialidade. Sempre irreverente e com um linguajar elegante, o professor sexagenário faz críticas ao processo eleitoral e aos seus protagonistas atraindo a atenção, inclusive, do público jovem aparentemente avesso ao debate político, mas que vê em seu blog uma forma diferente e alegre de tratar de assuntos complicados, como o mundo eleitoral e a problemática social da Região.  


Um blogueiro que marcou o fim da era dos barões em Cabo Frio

Professor aposentado e livre de qualquer pressão política, Totonho faz hoje da Liberdade de Expressão sua maior arma e credibilidade.

O episódio que marcou a bloguesfera e encorajou a liberdade de expressão da Região dos Lagos na internet ocorreu a partir do momento em que Totonho passou a analisar a conduta do ex-prefeito e ex-deputado de Cabo Frio, Alair Correa (do qual faz questão de chamar por Alair Francisco).

Indignado e sem argumentação diante das críticas de Totonho, Alair Correa antagonisou raivosas e destemperadas reações que tornaram a bloguesfera em um show diário.

A repercussão do episódio rapidamente chamou a atenção da população e de uma imprensa curiosa e que por anos foi tratada a ferro quente. O episódio foi tão destrutivo para a imagem do ex-prefeito de Cabo Frio que obrigou-o a usar seu site para responder desencontradamente o professor.

Através do Jornal do Totonho, toda a Região dos Lagos ficou sabendo os detalhes esquecidos da gestão de Alair Correa a frente da prefeitura, do andamento do mandato enquanto esteve deputado, suas derrotas nos processos contra o prefeito Marcos Mendes, a construção e inauguração do Parque Aquático Riala, além dos acidentes ocorridos no empreendimento que resultaram em duas mortes. Porém, nem tudo ocorreu de forma divertida para o professor Totonho.

As críticas feitas a conduta política do ex-prefeito fez com que sofresse enormes ataques diários. Um batalhão de cabos eleitorais infestou a bloguesfera desferindo ataques pessoais e acusações sem as mínimas provas para anular e intimidar o professor, que não se fez por calado e continuou mantendo a sua linha editorial.  

O reduto de um professor aposentado

Não dá para pensar em rodas de conversas sobre política cabofriense sem lembrar da figura do Professor Totonho.

Mais difícil ainda é imaginar o que seria de algumas cafeterias na cidade sem a sua figura divertida e simpática.

Sempre cheio de estórias da sociedade da Região dos Lagos para contar, Totonho faz seu reduto no Bate-papo Café, estabelecimento situado no Bollevard Canal que ficou famoso justamente pela presença do professor nos fins de tarde.

Em seu "point" Totonho vive rodeado de amigos que o procuram para um bate-papo com direito a ótimas risadas sobre assuntos que variam desde os anais da política interiorana até as belas curvas das cabofrienses que por ali circulam encantando os olhos de todos.

Por falar em curvas, Totonho faz questão de manter até hoje o quadro "Refresco" onde abre espaço para a publicação de ensaios fotográficos de belas mulheres.

Segundo Totonho, o quadro é para aliviar a tensão do debate político. Para o professor, é possível tratar de coisa séria com uma pitada de humor. E para isso nada mais adequado do que o uso do humor elegante sobre a situação da política interiorana.

O professor mantém um informativo que é acompanhado diariamente por milhares de pessoas e faz questão de proporcionar um alto nível de respeito no debate político social em seu jornal virtual que é o mais lido desde a sua criação.

Mesmo com a saúde debilitada por conta de problemas na visão causados pela diabete, o professor Totonho continua atualizando diariamente seu blog pautando o debate político social de toda Bloguesfera da Região dos Lagos e até mesmo dos jornais locais.

Você pode conferir o Jornal do Totonho clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário