Por Athur Moura
O pertencer a comunidade do rap é uma construção discursiva de poder. Os múltiplos espaços dentro da cena tornam-se mais acessíveis quando primeiramente se possui um dom. Este, por sua vez, vai determinar se um indivíduo está apto ou não a exercer, por exemplo, a função de ser um MC.
A concepção de dom é fundamentada na predestinação do nascimento, um
privilégio ou de algo inerente ao eu. Nascer com um dom direciona este
eu pertencedor a uma carga de responsabilidade muito grande.
Responsabilidade esta que ativa o constante posicionamento discursivo do
sujeito privilegiado. Foge-se muitas vezes das reflexões a cerca da
construção do indivíduo e de tudo que o compõe como um permanente
participante das trocas sociais.
O indivíduo dotado de um dom ao se
conciliar com os seus demais também pertencedores, fundam um segmento
diferenciado por uma concepção construída a partir da necessidade de
disputa no seu campo social que mais tarde será cristalizado como um
lugar de não-disputa.
Ele então passa a pertencer a um determinado
segmento da comunidade do rap. Este segmento construído a partir do
diferencial de possuir um dom garante-se acima na hierarquia sobre quem
não possui.
Não é difícil encontrar relatos de produtores, DJ´s ou MC´s
enfatizando a necessidade de se haver uma clara distinção entre aquele
que produz daquele que é MC ou DJ, ou ainda daquele que consome. Este
argumento é legitimado pelo fato do rap precisar se profissionalizar.
Sendo assim, torna-se necessário haver uma divisão social do trabalho
para só assim inserir-se num mercado mais amplo. Ao ignorar que um dom
pode se desenvolver a partir do simples contato com algo que desperte
uma nova função, normatiza-se e constrói-se um forte caráter imutável
das relações da própria cultura hip hop.
A permanência, a meritocracia, a
ideia de destino social, são concepções integrantes de um discurso que
ao detectar níveis de desprestígio com a normalidade quebram a
possibilidade de troca, evitando desnivelamentos.
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